quinta-feira, 4 de novembro de 2010

World café

Texto retirado de :http://vocesa.abril.com.br/blog/mochileiro-corporativo/2010/11/02/dialogos-colaborativos-aprendizado-diversao-e-experiencias/

Uma das minhas atividades preferidas em sala de aula é o World Café. Por ser um processo flexível, criativo e prático, essa metodologia permite que você crie diálogos colaborativos, aumente o engajamento, promova a troca de idéias entre os participantes e, principalmente, que o conhecimento individual torne-se coletivo. Dentro de programas corporativos, gosto de aplicar o World Café para “aquecer as mentes” dos alunos e permitir uma troca de experiências rápidas sobre o assunto-chave.
Na sua essência, a metodologia do World Café parece muito com aquela situação em que você está num bar e as pessoas começam a bater papo sobre um determinado assunto e, devido a criatividade, questionamentos, experiências e conexões de cada um, você percebe que aprendeu e conheceu outros pontos de vista.
A abordagem inovadora para condução de diálogos colaborativos World Café foi desenvolvida no final da década de 90 por Juanita Brown e David Isaacs, professores americanos do MIT (Massachusetts Institute of Technology), e depois se espalhou por diversas escolas, universidades e treinamentos corporativos dos Estados Unidos, Europa e América Latina.
De uma forma bem resumida são quatro as fases para uma aplicação do World Café:
1. Defina os objetivos para a sessão
O que você quer conversar (tema central ou pergunta desafiadora), o que você quer descobrir, quais são o perfil e o número de participantes, o tempo que você tem disponível, ou seja: o propósito, o público e os parâmetros.
2. Preparando o ambiente
Sua expectativa não pode ser maior que o seu preparo! É importante que você crie um ambiente acolhedor, divertido e que permita a troca de informações e o registro das boas idéias. Cobrir a mesa com um papel tipo “kraft”, fornecer canetinhas, lápis coloridos, objetos lúdicos e servir um cafezinho e algo para comer são iniciativas fundamentais para o sucesso da atividade.
3. Realizando a atividade
Aqui você precisa eleger um anfitrião em cada mesa. Uma estratégia interessante é solicitar que todos os participantes levantem o braço, de tal forma que o cotovelo fique acima da orelha. Quando conto até três, em cada mesa os participantes devem apontar para a pessoa que será o anfitrião e irá organizar e anotar as principais idéias, desenhos e mensagens.
Encoraje tanto os anfitriões quanto os participantes a escrever, rabiscar e desenhar idéias-chave em suas toalhas de papel ou anotar em seus cadernos os principais conceitos discutidos. Ao final de cada rodada, as pessoas devem trocar de mesas, com exceção do anfitrião que sempre irá relatar aos novos participantes daquela mesa o assunto conversado e depois ouvir a abordagem deles na mesa em que estavam sentados antes da troca. Aqui recomendo que sejam usados de cinco a dez minutos em cada rodada e, depois de três rodadas de mesa, o grupo já estará pronto para a última fase.
 4. Compartilhando o aprendizado
Agora entra em ação o papel de facilitador, que é ouvir e anotar em um flip-chart o que cada anfitrião identificou de relevante nas conversas dos diferentes grupos que discutiram e passaram por sua mesa. É importante ficar atento às principais descobertas e respostas apresentadas e ao aprendizado percebido pelo grupo.
Para se aprofundar nessa metodologia, leia o livro “O World Café – dando forma ao nosso futuro por meio de conversação”, da Editora Cultrix, ou no site dos autores www.theworldcafe.com.
 E aqui vai uma Dicaduka: na preparação para a aplicação do World Café, você pode criar um “roteiro-identificador” e colocá-lo em cada uma das mesas de modo a incentivar a prática dos diálogos colaborativos, como o que segue:
Etiqueta do Café
Foque no que importa.
Contribua com o seu pensamento.
Fale através de sua mente e seu coração.
Escute para compreender.
Ligue e conecte idéias.
Escutem juntos os insights e perguntas mais profundas.
Brinque, rabisque, desenhe – escrever nas toalhas de mesa é desejável!
Divirta-se!

5 comentários:

CBio 2010 disse...

Vou retomar as postagens no blog.. tava esperando o fim das provas por que tava sem tempo. Algumas pessoas me solicitaram a continuação, então, continuarei postando! ^^

Eventos de Biologia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eventos de Biologia disse...

Olá, boa noite. Obrigada pelo seu elogio. Na verdade, coloco sempre o link dos eventos. É só clicar no título da postagem.

Um abraço,


Rosana

Eventos de Biologia disse...

Coloquei esta observação no blog. Obrigada pela crítica.

Um abraço,

Rosana

Eventos de Biologia disse...

Pois é, o blog "Temas Marinhos" ainda está em testes. Você tem alguma sugestão de postagem?