quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Estude! Estude! Estude!

Meu planejamento para 2011 é só estudar. A partir de agora, serei mais uma concurseira. Então meu post de hoje será uma dica de estudos.



DICAS DE ESTUDO

Ler deitado não dá. De costas pode levar ao sono. De bruços força a coluna vertebral, o abdome, os músculos dos braços e do pescoço. Corpo e mente funcionam melhor se você estuda sentado. - Aprendizagem e atividades: Mude de postura durante o período de estudo. Por exemplo: levante-se e leia em voz alta; se dispuser de uma lousa, reproduza a matéria como se estivesse dando aula. Faça desenhos, diagramas e esboços do assunto. A visualização facilita a compreensão e a fixação das apostilas e dos livros. - De acordo com a ambiente o cérebro se prepara para determinada atividade. Por isso é melhor sempre estudar no mesmo local, arejado e com boa iluminação. - Um mínimo de arrumação do material sobre a mesa evita que você interrompa a concentração para procurar alguma coisa. Deixe lápis, borracha, caneta, cadernos, papéis e livros bem à mão. - Nada de deixar tudo para última hora e varar a noite lendo. O cérebro se cansa, É preciso fazer um intervalo depois de 50 minutos de concentração. Médicos e especialistas recomendam que, nessa pausa, o estudante faça alguma coisa com as mãos, como preparar o próprio suco, para dar uma folga a atividade mental. - Não seja um devorador compulsivo de livros e apostilas. Habitue-se a refletir, questionar, debater e duvidar. Lembre-se de que os atuais vestibulares baseiam-se na interação de conhecimento das diferentes disciplinas. - Crescer! Neste momento é fundamental que o adulto prevaleça sobre a criança que ainda existe dentro de vocÊ. Isto é, enquanto você não for capaz de adiar pequenos prazeres, em função dos compromissos assumidos, não estará suficientemente maduro para enfrentar os desafios. E então? Agora é só arregaçar as mangas e mãos à obra! Controle seu tempo O controle do tempo pode servir para uma conquista de pleno domínio de si mesmo. Quem zela pela assiduidade e pontualidade quase sempre é uma pessoa que tem respeito por si próprio e pelos outros. Resta dizer, que o melhor controle de tempo, se expressa no seu bom uso. Do contrário, passa inutilmente, e já não podemos recuperá-lo. Não deixemos para estudar amanhã. Amanhã é porta fechada e trancada que deixa muita gente do lado de fora. Se você souber utilizar essas orientações suas chances de sucesso aumentam e você poderá alcançar e descobrir horizontes e rumos inacreditáveis. 

Tente!



Fonte de Pesquisa (com adaptações): - Como passar no vestibular - Dr. Lair Ribeiro. - Psicologia da Educação - Claudia Davis, São Paulo, Cortez, 1997.

Nenhum comentário: