terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O nicho ecológico


                Quando iniciei meus estudos na ecologia, já na graduação, percebi o quanto o conceito de nicho ecológico é muito mais complexo do que o simples “habitat é a casa e nicho é a profissão” do Ensino Médio. Existe uma mal compreensão do termo.
                É necessário que se compreenda que nicho não é um local, mas sim uma idéia, é um resumo das tolerâncias e necessidades de um organismo.
                Hutchinson em 1957 propôs o  conceito moderno de nicho na qual a tolerância e a necessidade interagem com as condições e recursos necessários à um indivíduo ou uma espécie, a fim de cumprir seu modo de vida. Podem existir várias dimensões de nichos, como por exemplo, a temperatura que limita o crescimento, reprodução e sobrevivência de indivíduos ou espécies, esses sobrevivem em faixas diferentes de temperatura, essas faixas são dimensões do nicho. Podemos citar também outras condições como salinidade, pH, umidade do ar, fluxo da água e os recursos necessários variados para a sobrevivência da espécie.
                Porém o conceito de nicho foi ampliado e se distinguiu em Nicho Fundamental e Nicho Realizado. Em geral uma espécie tem um nicho mais amplo quando na ausência de competidores e predadores, sendo assim, este descreve as potencialidades totais de condições e recursos na qual a espécie pode tolerar, denominando-se Nicho fundamental. Com um espectro mais limitado, descreve-se o conceito de Nicho Realizado cuja natureza exata é determinada  pelo tipo de interações presentes nele, realçando a competição inter-específica que reduz a fecundidade e a sobrevivência.
                No meu entender, nicho fundamental é aquilo no qual as espécies tem o potencial para “ser” (viabilidade) e nicho realizado é o que as espécies realmente “são”.

                Só divagando um pouquinho, e necessitando tirar meu português da gaveta. Achei uma forma interessante para exercitar minhas produções de textos, outrora  satisfatórias, e agora nem tanto.

Nenhum comentário: