segunda-feira, 21 de março de 2011

Oceanos e mares

      Diferença entre mares e oceanos:
Os mares e oceanos diferem pela posição geográfica e dimensão. Os mares fazem parte do oceano, localizam-se circundando os continentes ocupando áreas mais reduzidas, por isso, são menos profundos que os oceanos. Em alguns casos os mares também podem se estender para dentro do continente, como alguns lagos salinos. Apresenta aspectos físico-químicos e biológicos peculiares e dimensões mais restritas do que os oceanos. São divididos em mares abertos, interiores e fechados.
Os oceanos, preenchem as grandes depressões da superfície da terra, ocupando cerca de 71% da superfície do globo.  A sua salinidade resulta da afluência da matéria continental dissolvida levada pelos rios, pois quando a água evapora de sua superfície, os sais são deixados. A salinidade varia de acordo com as características da área e as águas menos salgadas são menos densas. A temperatura também afeta a densidade e as águas mais frias tendem a se deslocar para o fundo. Estruturalmente, os oceanos têm plataformas continentais em suas margens, e bacias e fossas nas partes mais fundas. Eles são afetados pelos movimentos das placas da crosta terrestre mais do que pela terra firme, porque a maioria das fronteiras entre as placas está sob o oceano. Existem montanhas, vulcões e fendas nas profundezas dos oceanos. São divididos em Pacífico, Atlântico, Índico, Ártico e Antártico.
 
Fatores que influenciam a distribuição de espécies
Um dos principais fatores que influencia a distribuição de espécies em ambientes aquáticos é a luminosidade. As zonas superficiais com maior incidência de luz são as zonas mais produtivas e ricas em espécies, devido à maior abundância de produtores primários que utilizam a luz como recurso, isso sustenta a cadeia trófica. Temperatura também influência na distribuição de espécies, um exemplo disso seria as termoclinas, que são quedas bruscas de temperatura e acreditava-se que estas eram uma barreira na distribuição de espécies. Outro fator que limita a produtividade primária (fitoplanctônica) e conseqüentemente a distribuição de espécies são os nutrientes (carbono, fósforo e nitrogênio) o elemento que estiver em quantidades inferiores ás proporções normais (C:N:P = 106:16:1) poderá limitar as taxas de fotossíntese, segundo a lei do mínimo de Liebig. 

Ameaças aos ambientes aquáticos ( Mares e oceanos)
As atividades antrópicas, como a industrialização, queima de combustíveis fósseis, e etc. vem ameaçando nossos mares e oceanos, como também todo o planeta. A poluição ambiental é vista como resultado dessas atividades, que vem alterando o clima globalmente.
O dióxido de enxofre emitido por usinas elétricas e metais, como cobre, zinco, e chumbo vem se acumulando e se depositando em ambientes naturais, isso limita a distribuição dos organismos. Os efluentes tóxicos depositados no ambiente podem penetrar em um curso d’água e afetar a flora e fauna por toda a sua extensão a jusante.
Essa poluição ambiental vem provocando mudanças globais, como o efeito estufa, que retêm a energia irradiada da terra,  superaquecendo-a, levando ao aquecimento global. Tais mudanças provavelmente resultarão no derretimento das calotas polares, com conseqüente aumento no nível do mar, e em grandes mudanças no padrão climático global e na distribuição das espécies, (mudanças latitudinais e altitudinais) e extinções da fauna e flora.

Nenhum comentário: